Indústria tem maior alta em quase 3 anos impulsionada pela produção de veículos

A produção industrial brasileira subiu 5,7% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (7). O resultado mensal de janeiro é o mais expressivo desde março de 2010, quando a atividade registrou avanço de 3,4% na comparação anual. Na comparação com dezembro, a alta foi de 2,5% (a maior expansão mensal em quase três anos).

Indústria tem maior alta em quase 3 anos impulsionada pela produção de veículos

De acodo com o IBGE, a produção de veículos teve alta de 39,3% em um ano, e exerceu a maior influência positiva no indicador, com destaque para a maior fabricação de carros, caminhões e ônibus.

A produção de caminhões cresceu 206,4% em janeiro na comparação com igual mês do ano passado e impulsionou a fabricação de bens de capital.

Parte da alta pode ser explicada pelos dados ruins obtidos pelo setor em janeiro do ano passado, quando teve uma queda de 26,8%, em virtude das paralisações ocorridas por conta da concessão de férias coletivas em várias empresas.

Com esse resultado, o setor interrompe o comportamento negativo presente desde novembro (na comparação mensal), período em que acumulou perda de 4,5%.

Além da fabricação de veículos, outras indústrias tiveram alta em janeiro: refino de petróleo e produção de álcool (5,2%), máquinas e equipamentos (5,7%), farmacêutica (5,6%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (10,5%).

Fonte: UOL
Link notícia: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/07/producao-industrial-sobe-57-em-janeiro-puxada-por-montadoras.htm

Comente este artigo