Governador lança programa de geração de renda

O programa Economia Verde e Solidária será lançado pelo governador Raimundo Colombo, na segunda-feira, 18, às 10h, no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis. Promovido pelas secretarias do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), o programa tem o objetivo de fomentar empreendimentos produtivos coletivos que visem a geração de trabalho e renda no Estado. “É um projeto inovador, onde as unidades produtivas poderão inscrever seus trabalhos e será destinado até R$ 300 mil para cada”, afirma o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

O Economia Verde e Solidária, instituído por meio do decreto no 1.428 de 11 de março de 2013, terá investimento de até R$ 20 milhões, sendo 50% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os outros 50% da SDS, aportados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).

Serão realizados eventos regionais em 18 municípios catarinenses para divulgação e esclarecimentos. O período de inscrição dos projetos segue até o dia 2 de maio. Os empreendimentos serão classificados nas fases de habilitação jurídica e técnica e receberão visitas antes da divulgação dos aprovados. Os recursos do BNDES serão destinados aos projetos, enquanto o valor investido pela SDS e Sebrae/SC serão para diagnósticos setoriais, estudos de viabilidade técnica e econômica, capacitações, consultorias e participações em feiras e rodadas de negócios.

O programa é realizado em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina –  Fapesc. Participam ainda do comitê gestor do programa, que é presidido pela SDS, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Fórum de Economia Solidária.

Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-2256

Comente este artigo